Diretório Digital

Diretório Digital

30 de Agosto, 2022 2022-09-07 9:30

Papelaria Araújo & Sobrinho

A história da Araújo & Sobrinho está assumida e marcadamente presente em todo o edifício do Porto A.S. 1829 Hotel.

A Papelaria Araújo & Sobrinho é uma das Papelarias mais antigas da Europa, mantendo-se na mesma família ao longo de cinco gerações. Encontra-se, atualmente, dentro dos espaços do Porto A.S. 1829 Hotel.

A Araújo & Sobrinho foi fundada por Manuel Francisco de Araújo em 1829, tendo iniciado a sua atividade como um armazém de papel, o antigo “Armazém de Papel ao Murinho de S. Domingos”, que depressa cresceu, alargando o seu negócio para oficinas próprias de tipografia, encadernação e carpintaria.

Cada piso transporta-nos para uma viagem no tempo, a mesma viagem iniciada pela família há quase 200 anos, que tendo começado pela venda de papel importado de Inglaterra, depressa evoluiu para oficinas próprias de tipografia, encadernação e carpintaria. Esta evolução, que culmina com a conquista de representações exclusivas de grandes marcas internacionais, nomeadamente, de máquinas de escrever e outros equipamentos de escritório, é sugerida ao visitante do Hotel através da exposição de uma coleção de mobiliário e objetos pertencentes ao espólio da Papelaria, agora dignificado, valorizado e eternizado neste belíssimo hotel temático.

Entre numa viagem ao século XX, do primeiro ao quarto piso, onde se encontram as alas privadas do Hotel, onde estão localizados os quartos. Em cada piso vive-se e experiencia-se através do espólio da Araújo & Sobrinho (mobiliário, quadros, peças várias) as várias fases da Papelaria, que se podem demarcar a nível temporal:

PISO 0 – Santa Catarina Das Flores e a Arte

PISO 1 – A Papelaria e a Cidade Do Porto [1829 até 1920]

PISO 2 – Tipografia, Carpintaria, Concerto de Canetas e Publicidade [1920 a 1935]

PISO 3 – Máquinas De Escrever e a Guerra das Canetas Eversharp [1935 a 1945]

PISO 4 – A Papelaria e a Revolução De Abril [1950-1974]

Caminhar nas ruas do Porto é regressar ao passado, mantendo vivo o presente.
CATEGORIA
4/5
SERVIÇOS
"O Porto não é um lugar. É um sentimento."

Agustina Bessa-Luís

"O Porto é o lugar onde para mim começam as maravilhas e todas as angústias."

Sophia de Mello Breyner

"Afinal, o Porto, para verdadeiramente honrar o nome que tem, é, primeiro que tudo, este largo regaço aberto para o rio, mas que só do rio se vê, ou então, por estreitas bocas fechadas por muretes, pode o viajante debruçar-se para o ar livre e ter a ilusão de que todo o Porto é a Ribeira."

José Saramago

Glossário de Serviços

Check Availabity

1 Room , 1 Adult , 0 Children
Quartos
Adults
Childrens