Se o encanta uma cidade repleta de história, Évora é a cidade certa. Aproveitar a gastronomia. Os vinhos. O Azeite. Mas, não se esqueça que junho é altura de festa.

Créditos: O Digital

Feira de S. João em Évora

Se considera que Évora e o Alentejo é apenas sinónimo de vagar alentejano, boa gastronomia, vinho e azeite, está certo. É seguramente tudo isso, mas também folia.

Em junho, não faltará programação cultural. Na edição de 2023, da Feira de São João em Évora, de 23 de junho a 2 de julho, haverão as já habituais zonas de exposições, artesanato, comidas e bebidas, diversões populares e desporto. A música é rainha, com um cartaz diversificado de 23 de junho a 2 de julho. Sempre pelas 22h.

No dia 23 de junho, teremos Gisela João. The Black Mamba no dia 24 junho. Carolina Deslandes marcará presença no dia 25 de junho. 26 de Junho teremos o Encontro de Etnografia e Folclore – Fundação Inatel. Tiago Bettencourt com a banda Filarmónica Liberalitas Julia assinalará o dia 27 de junho. Jorge Palma no dia 28. O dia de São Pedro com Marisa Liz. Dia 30 atuarão os Átoa. Dia 1 de julho os D.A.M.A e encerrarão as festividades os Clã.

Visite e fique alojado num hotel em Évora, que animação não faltará.
Não se vá já embora, porque vamos dar-lhe a conhecer um pouco da história desta festa popular.

A origem da Feira de S. João em Évora

Créditos: Câmara Municipal de Évora

A Feira de São João existe com este nome desde 1569. A primeira Feira de São João realizou-se no maior espaço aberto de Évora, o Rossio de São Brás, no dia 24 de Junho de 1569. Anos mais tarde, em 1574, surge o alvará de D. Sebastião que regulamentava que a feira decorresse sempre no espaço, onde ainda hoje se realiza.

A importância da Feira de São João para Évora tem sido tal que, em meados do século XX, o feriado municipal foi fixado no dia 29 de junho (Dia de São Pedro), por ser este o último dia da Feira de São João.

São Pedro, padroeiro da cidade de Évora

O dia de São Pedro passou a celebrar-se a 29 de junho a partir do século III ou IV, bem como o dia de São Paulo. Os historiadores justificam a criação da referência aos dois santos para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que comemorava no mesmo dia a festa de Rómulo e Remo, considerados os pais da cidade de Roma.

Os mais crentes atribuem 29 de junho como o dia em que a transladação dos restos mortais de Pedro e Paulo foi feita para São Sebastião, devido à perseguição do imperador romano Valeriano, em 257.
A celebração tem sardinhas, vinho e procissões, música e alegria, tal como as restantes festas de Santo António, em Lisboa, e São João, no Porto.

São Pedro distingue-se dos outros padroeiros de Lisboa e Porto graças às chaves que segura na mão. Aquelas são as chaves das portas do céu e é São Pedro que tem o poder de decidir quem entra, como se pode ler no Evangelho segundo São Mateus: “E eu te darei as chaves do reino dos céus”, disse-lhe Jesus Cristo.

_

Se gostou destas sugestões continue atento ao nosso blog, onde vamos continuar a dar dicas do que fazer e visitar em Évora, Lisboa e Porto.