Para um apreciador de vinho, nada melhor que uma viagem que o transporte para aromas e paladares que o deixam feliz. Portugal tem muitas vertentes e o Enoturismo é uma delas. Venha daí e descubra Portugal através do vinho!

História do Vinho do Porto e Douro

Há registos de vestígios de videira na região do Douro há cerca de dois ou três mil anos, existindo descobertas arqueológicas que comprovam o cultivo das terras à beira do rio Douro.

Os socalcos, à beira rio, do alto Douro Vinhateiro, são uma paisagem protegida que, em 2001, a Unesco classificou como Património Mundial.

A ligação do Vinho ao Rio é inegável e é este ambiente e clima propício que garante as condições essenciais para a produção do Vinho do Porto e do “Douro”.

São os mesmos vinhedos onde se produz o afamado vinho do Porto onde se produzem também os vinhos “Douro”.

Apreciar o Douro Vinhateiro

Se é um apreciador de vinho e de paisagens vinhateiras, nada melhor que viajar até ao Porto e aproveitar para fazer uma visita ao Douro, de barco ou de comboio.

Fazer uma viagem de comboio ou de barco no Douro é seguramente uma experiência inesquecível.

O comboio histórico do Douro é uma autêntica viagem no tempo, mas está apenas disponível entre julho e outubro. A locomotiva a vapor e as 5 carruagens históricas percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, uma paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial.

Em alternativa, tem o Comboio MiraDouro, com janelas panorâmicas das carruagens vintage que circula durante todo o ano entre Porto São Bento, Régua e Pocinho.

Se preferir viajar de barco, tem os vários cruzeiros do Douro disponíveis durante o ano.

Os melhores locais para apreciar Vinho do Porto

Para os apreciadores de vinho do Porto, selecionámos os 18 melhores locais para apreciar este delicioso vinho. Aqui pode, ainda, ficar a saber como pode harmonizar este vinho com a gastronomia.

Para além das sugestões acima e se está a pensar viajar até ao Porto em fevereiro, sugerimos visitar o evento Essência do Vinho, que decorre de 22 a 25 de fevereiro. Um evento que reúne expositores das várias regiões vinícolas e não apenas do Douro, bem como visitantes de várias nacionalidades. A somar, este evento realiza-se num local histórico e belíssimo – o Palácio da Bolsa. Aloje-se num hotel no centro histórico do Porto e vá até ao evento a pé.

Só boas razões para visitar o Porto! Ainda assim, deixamos aqui mais 22.

_
Se gostou destas sugestões, continue atento ao nosso blog onde vamos continuar a dar-lhe a conhecer o Porto, entre outras lindas cidades de Portugal.