O que queria dizer Fernando Pessoa quando se definiu «poeta e pensador», num poema de 1933?
Estava a dizer aos seus leitores que deviam considerá-lo filósofo, além de grande poeta? Porque é que Pessoa continua a suscitar um grande interesse entre filósofos de vários continentes e estudantes de Filosofia? E, acima de tudo, qual é o papel da Filosofia na vida e na obra de Fernando Pessoa?
A partir destas e outras questões, três investigadores pessoanos e docentes universitários conversam de forma aberta, e em diálogo com o público, em torno do livro Fernando Pessoa, Envelopes Filosóficos: Filosofia & Heteronímia (U.Porto Press, 2023), um volume coordenado por Nuno Ribeiro, Cláudia Souza, Paulo Borges e Maria Celeste Natário, que contém textos inéditos de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, sobre Filosofia e relacionados com ela.
Conversa em torno do livro: Fernando Pessoa, Envelopes Filosóficos: Filosofia e Heteronimia com Nuno Ribeiro, Maria Celeste Natário e Fabrizio Boscaglia
Informações sobre o Evento
Data: 20 de junho 2024
Horário: 18h30-20h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 20 participantes
Local: Sala Bernardo Soares, no piso 0
Os investigadores e oradores
Nuno Ribeiro
Nuno Ribeiro é investigador do IELT (Universidade Nova de Lisboa) e autor de mais de vinte edições sobre a obra de Fernando Pessoa. Doutor em Filosofia com uma tese sobre o espólio filosófico de Pessoa, publicou os ensaios: Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade (Verbo, 2011); Fernando Pessoa e a Filosofia: Um estudo a partir do Espólio (Apenas Livros, 2016); A Filosofia como Poetar: Escritos sobre Wittgenstein e Fernando Pessoa (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa entre Leituras e Poéticas (Húmus, 2021); Fernando Pessoa: Pré-Heteronímia, Drama em Gente e Desassossego (Húmus, 2023; com Cláudia Souza).
Maria Celeste Natário
Maria Celeste Natário, natural de Amarante, terra natal de Teixeira de Pascoaes, seu poeta de eleição. É professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde se doutorou e apresentou provas de agregação. Com mais de duas décadas dedicadas à investigação, coordena o grupo de investigação «Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal», no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, onde tem promovido o diálogo entre Filosofia e Culturas de Língua Portuguesa (entre a América Latina, África e Ásia), bem como o diálogo entre Filosofia e Literatura.
Fabrizio Boscaglia
Fabrizio Boscaglia é subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor e membro do centro de investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa, autor e coordenador de dezenas de publicações científicas a nível internacional, entre as quais Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (Edições Universitárias Lusófonas, 2022; com Paulo Borges e Pedro Vistas). Curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian (2022-23), consultor no King’s College London, docente e consultor em Turismo Literário.
_
Descubra Lisboa & Pessoa, a partir do Lisboa Pessoa Hotel