O que fazer no Porto por altura das festas de S. João? A folia instala-se por toda a parte. Se pretende tranquilidade não é seguramente o melhor momento. Se, por outro lado, procura diversão e contacto com as gentes do Porto, absorverá todo este sentimento e orgulho portuense.

Festa de S. João no Largo de S. Domingos, no Porto

O que fazer na noite de S. João

Tudo na noite de S. João é arraial e diversão. Fogueiras, manjericos, fogo de artificio, petiscos, sem faltar a famosa sardinha.

Primeiro passo, procure um hotel no Porto. A decisão de estar no centro da ação ou mais afastado, é sua.

Se deseja jantar tranquilamente, enquanto observa a movida portuense, apresse-se a reservar o menu de S. João. Rapidamente esgota! Restabeleça forças e energias para a noite de folia, que se estende até de madrugada.

Vista do interior do Restaurante Galeria do Largo, no Porto

Programacão das festas de S. João

23.06.2023
19h30 – Associação de Moradores da Bouça
Cultura em Expansão — “Planet Sardiniax”, de Felix Kubin & Rita Braga

NOITE DE SÃO JOÃO
23.06.2023

Lançamento de balões de São João entre as 21h45 de 23 de junho e 01h00 de dia 24.

22h00 – Largo do Amor de Perdição
Emanuel e Cláudia Martins & Minhotos Marotos

22h00 – Praça do Rossio dos Jardins do Palácio de Cristal
Miguel Araújo e Fogo Fogo

22h00 – Praça da Casa da Música
David Bruno & Convidados e Moullinex (Concerto e DJ Set)

00h00 – Ribeira do Porto e Gaia
Fogo de Artifício

00h15 – Ribeira do Porto e Massarelos
Desfile da Batucada Radical

E muito mais. Cada freguesia tem a sua programação. Música e folia por toda a cidade.

No dia seguinte tudo acalma. O que é bom para a alma, já que por mais que se goste de animação, sabe bem momentos mais tranquilos. Siga até à Ribeira e assista à Regata dos Barcos Rabelo, organizada pela Confraria do Vinho do Porto. A primeira regata foi organizada em 1983. Uma forma magnifica que a Confraria do Vinho do Porto encontrou para chamar a atenção para estes barcos únicos e incentivar a sua preservação como símbolo do Vinho do Porto. E esta segue até hoje.

A origem da Festa de S. João

A tradição indica que a cabeça de S. João do Porto, eremita natural do Porto (sec. IX, foi trazida pela Rainha Mafalda no século XII para a Igreja de São Salvador da Gandra e que parte dessa relíquia teria sido levada para a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, no Porto. O facto de ser celebrado no dia 24 de junho, tem a ver com a data de nascimento de S. João Baptista. No entanto, o nascimento deste feriado municipal só acontece em 1911, por consulta popular, com 6565 votos.

Esta festa tem origens pagãs, mas a Igreja Católica abraçou a festa, escolhendo como padroeiro S. João Baptista.

Para além do seu cunho religioso, esta festa popular tem diversas tradições que ainda se mantêm até hoje, embora com algumas alterações. O uso de alhos-porros para bater nas cabeças das pessoas que foram substituídos por martelos de plástico.

_

Se gostou destas sugestões continue atento ao nosso blog, onde vamos continuar a dar dicas do que fazer e visitar Porto, Lisboa e Évora.