O Porto A.S. 1829 Hotel é um hotel no Porto, um hotel-museu, localizado no centro histórico. Este presta homenagem à Papelaria Araújo e Sobrinho, pertencente na mesma família há quase 200 anos. Se ainda não conhece a história da papelaria Araújo e Sobrinho e porque é que o nosso hotel tem este nome, aqui desvendamos tudo.

A origem do nome do Porto A.S. 1829 Hotel

Fachada do Porto A.S. 1829 Hotel, virada para a Rua das Flores

Saiba então que o Porto A.S. 1829 Hotel veio revitalizar um edifício de grande valor arquitetónico e patrimonial na cidade do Porto – a Papelaria Araújo & Sobrinho. Esta iniciou a sua atividade como “Armazém de Papel ao Murinho de S. Domingos” e veio a transformar-se numa das mais importantes e conceituadas papelarias do país. Como já deve ter percebido, as siglas AS representam Araújo e Sobrinho.

Todo o edifício, conta a evolução histórica da Papelaria, piso por piso a par da história do Porto.

Carimbos
Máquinas de escrever
Mobiliário

Onde é agora o Restaurante Galeria do Largo era antigamente a loja, que até tinha uma barbearia para os colaboradores. A antiga loja era frequentada por notáveis artistas da cidade do Porto, como Sousa Pinto ou António Carneiro, que frequentavam a Papelaria para adquirir os seus materiais de pintura. Autores dos quadros expostos no Restaurante que ilustram as várias gerações da família Araújo.

Quadros das várias gerações da família Araújo e Sobrinho, expostos no Restaurante Galeria do Largo

Se gosta de história, sem sombra de dúvida que não existe melhor local para ficar e visitar a Invicta, a pé.

“O Porto não é um lugar. É um sentimento”.

Agustina Bessa-Luís

_

Se gostou deste artigo sobre a história do Porto A.S. 1829 Hotel e da Papelaria Araújo e Sobrinho, continue a seguir o nosso blog.