“Boa comida não é para os fracos do coração. É para as mentes criativas e corações fortes. O único limite é a sua alma”.
Manuel Ferreira
Um Chef que adora comida de conforto
Manuel Ferreira, Chef Executivo do Grupo Art and Soul, nasceu em terras francesas e foi na cidade dos jesuítas, em Santo Tirso, que iniciou com 28 anos o seu gosto pela cozinha. O primeiro espaço onde teve oportunidade de colocar em prática as experiências gastronómicas foi no restaurante dos seus pais.
O percurso formativo arrancou na Escola Profissional de Mazagão, em Braga, sob a tutela do Chef Martins, um dos primeiros formadores da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
Iniciou a sua atividade profissional num dos maiores grupos hoteleiros – Grupo Continental – como Cozinheiro, mas a necessidade de aprender novas técnicas e desafiar-se a si próprio levou-o, ao fim de dois anos, a rumar para novas paragens.
Foi no Sheraton Porto Hotel & Spa que desenvolveu todo o seu potencial e absorveu todo o conhecimento e paixão com algumas das maiores referências de Chefs: Jerónimo Ferreira, Celestino Grave, Ilídio Barbosa, Marlene Vieira e Pedro Sequeira.
Ao longo destes anos, todas as técnicas e novas tendências da gastronomia foram colocadas em prática, como a Cozinha Tradicional Portuguesa, Cozinha de Fusão, Cozinha Molecular, Cozinha Oriental. O mentoring destes profissionais de excelência foi chave para que aceitasse um outro desafio, desta vez a solo. Desde 2015 que chefia a sua própria Cozinha, no Restaurante Galeria do Largo (link)(pertencente ao Porto A.S. 1829 Hotel) – restaurante tradicional de rua. A sua cozinha privilegia comida de conforto, comida caseira, com os melhores ingredientes selecionados diretamente pelo Chef e equipa, que partilha com ele a mesma energia e paixão.
Em 2016, colocou os seus conhecimentos em prática em mais dois hotéis do Grupo: apoiando a reformulação do Lisboa Carmo Hotel e a abertura do Lux Lisboa Park. Pontualmente, nos hotéis Lux Fátima Hotel e Lux Fátima Park é solicitada a sua cooperação e coordenação em eventos especiais.
No final de 2016, dois novos projetos redirecionaram a sua atenção para novos conceitos: o Mensagem Restaurante e Bar Panorâmico (Lisboa Pessoa Hotel), um conceito citadino e de fusão, com dois rooftops sobre a cidade de Lisboa, o Castelo de S. Jorge e rio Tejo e o Mercearia Eborim (Évora Olive Hotel), onde se privilegia naturalmente a comida tradicional alentejana, onde é Chef Executivo.
Desde 2017 tem participado em diversas rubricas televisivas “Pau para toda a Colher” das “Grandes Manhãs”, e mais recentemente na rubrica “Bom Garfo” do programa “Alô Ricardo”, ambos no Porto Canal.
Adora descobrir e redescobrir o seu país, fazendo visitas regulares a produtores locais. Na sua cozinha não faltam produtos sazonais e utilizados na cozinha antiga, tradicional e regional portuguesa.
Se ser Chef é uma Arte? O Chef responde: a sua arte é ser Cozinheiro.