No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Poesia, data criada aquando da realização da 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura afirma que a poesia é “uma forte aliada do entendimento entre os povos. Uma impulsora da paz e do diálogo.” Várias iniciativas se juntam para celebrar este dia.
po·e·si·a
(latim poesis, -is, do grego poíesis, fabricação, composição, criação)
nome feminino
- Arte de fazer obras em verso.
- Género de composição poética, geralmente em verso.
- Conjunto das obras em verso existentes numa língua.
- Composição poética pouco extensa.
- Maneira de fazer versos, particular a um autor, a um povo, a uma época, a uma escola literária (ex.: poesia portuguesa; poesia renascentista).
- Qualidade dos versos.
- Inspiração.
- Elevação de ideias.
- O que desperta o sentimento do belo.
“poesia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Feira do Livro da Poesia
A Feira do Livro de Poesia está de volta a partir de 21 de março e prolonga-se até ao dia 26, no Jardim da Parada, na zona de Campo de Ourique, em Lisboa.
É uma iniciativa conjunta da Casa Fernando Pessoa e da Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Para além de bancas de editoras e livreiros, haverá leitura de poemas, apresentações, música e oficinas para os mais pequenos. A entrada e participação será livre.
Às 19h de dia 21 de março, a Casa Fernando Pessoa celebra a poesia de Ana Luísa Amaral. “mesmo sem palavras: o furor”, uma conversa e leitura de poemas por escritores e amigos de Ana Luísa Amaral, sobre a sua poesia e o seu modo de ver o mundo. Terá como participantes Francisco José Viegas, Lídia Jorge, Margarida Vale de Gato e Maria do Rosário Pedreira.
Poesia estendida
A Casa Fernando Pessoa vai recuperar a ação “Poesia estendida”, criada em plena pandemia. Esta instituição comunicou à janela com a comunidade de Campo de Ourique através de versos estendidos e incentivou a própria comunidade a juntar-se a esta iniciativa, com bastante sucesso.
O Museu Calouste Gulbenkian junta vozes lusas e sufis
Os poemas de Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol, Rūmī, Khayyām, Ibn ʿArabī, Rābiʿa são lidos na sua língua original. Às palavras junta-se música tocada ao vivo.
O programa contará com o painel “Conversa sobre Poesia e Sufismo” com Fabrizio Boscaglia.
Fernando Pessoa para todas as pessoas
Assista ao programa de rádio “Fernando Pessoa para todas as pessoas” de Ricardo Belo de Morais, entre as 20h00 e as 21h00. Este programa faz um arco de 100 anos, viajando à produção literária do escritor em 1923.
Tantos autores que nos inspiram diariamente com a sua criatividade através de obras literárias de poetas consagrados como Fernando Pessoa e muitos poetas emergentes.
Celebremos a poesia!
_
Se gostou destas sugestões do que fazer em Lisboa no dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, continue atento ao nosso blog, onde vamos continuar a dar dicas do que fazer e visitar no Porto, Lisboa e Évora.