No dia 21 de março celebra-se o Dia Mundial da Poesia, data criada aquando da realização da 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura afirma que a poesia é “uma forte aliada do entendimento entre os povos. Uma impulsora da paz e do diálogo.” Várias iniciativas se juntam para celebrar este dia.

po·e·si·a

(latim poesis, -is, do grego poíesis, fabricação, composição, criação)

nome feminino

  1. Arte de fazer obras em verso.
  2. Género de composição poética, geralmente em verso.
  3. Conjunto das obras em verso existentes numa língua.
  4. Composição poética pouco extensa.
  5. Maneira de fazer versos, particular a um autor, a um povo, a uma época, a uma escola literária (ex.: poesia portuguesa; poesia renascentista).
  6. Qualidade dos versos.
  7. Inspiração.
  8. Elevação de ideias.
  9. O que desperta o sentimento do belo.

“poesia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

Feira do Livro da Poesia

Jardim da Parada, Campo de Ourique
Jardim da Parada, Campo de Ourique – Fotografia da autoria de salvarojardimdaparada.pt

A Feira do Livro de Poesia está de volta a partir de 21 de março e prolonga-se até ao dia 26, no Jardim da Parada, na zona de Campo de Ourique, em Lisboa.

É uma iniciativa conjunta da Casa Fernando Pessoa e da Junta de Freguesia de Campo de Ourique. Para além de bancas de editoras e livreiros, haverá leitura de poemas, apresentações, música e oficinas para os mais pequenos. A entrada e participação será livre.

Às 19h de dia 21 de março, a Casa Fernando Pessoa celebra a poesia de Ana Luísa Amaral. “mesmo sem palavras: o furor”, uma conversa e leitura de poemas por escritores e amigos de Ana Luísa Amaral, sobre a sua poesia e o seu modo de ver o mundo. Terá como participantes Francisco José Viegas, Lídia Jorge, Margarida Vale de Gato e Maria do Rosário Pedreira.


Poesia estendida

“Poesia estendida” – Imagem da Casa Fernando Pessoa

A Casa Fernando Pessoa vai recuperar a ação “Poesia estendida”, criada em plena pandemia. Esta instituição comunicou à janela com a comunidade de Campo de Ourique através de versos estendidos e incentivou a própria comunidade a juntar-se a esta iniciativa, com bastante sucesso.

O Museu Calouste Gulbenkian junta vozes lusas e sufis

Imagem do Museu Calouste Gulbenkian

Os poemas de Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol, Rūmī, Khayyām, Ibn ʿArabī, Rābiʿa são lidos na sua língua original. Às palavras junta-se música tocada ao vivo.

O programa contará com o painel “Conversa sobre Poesia e Sufismo” com Fabrizio Boscaglia.

Fernando Pessoa para todas as pessoas

Assista ao programa de rádio “Fernando Pessoa para todas as pessoas” de Ricardo Belo de Morais, entre as 20h00 e as 21h00. Este programa faz um arco de 100 anos, viajando à produção literária do escritor em 1923.

Tantos autores que nos inspiram diariamente com a sua criatividade através de obras literárias de poetas consagrados como Fernando Pessoa e muitos poetas emergentes.

Celebremos a poesia!

_

Se gostou destas sugestões do que fazer em Lisboa no dia em que se assinala o Dia Mundial da Poesia, continue atento ao nosso blog, onde vamos continuar a dar dicas do que fazer e visitar no Porto, Lisboa e Évora.