No ano em que se comemoram os 100 anos sobre o nascimento de José Saramago, o Turismo de Portugal e a Fundação José Saramago desenvolveram doze roteiros pelo país. Uma programação cultural e literária dedicada à sua vasta obra de Saramago, com a curadoria de José Luis Peixoto. Rumar ao Alentejo faz sempre bem à alma, pelo que sugerimos o Roteiro que decorre em Évora, cidade-museu Património Mundial Unesco, e Montemor-o-Novo.

Rotas literárias com paragem obrigatória em Évora

Para que possa aproveitar ao máximo toda a atratividade cultural fique em Évora 1 ou 2 noites no Évora Olive Hotel. Este encontra-se localizado dentro das muralhas da cidade, muito perto de atrações culturais como o Palácio Dom Manuel, a Capela dos Ossos, a Praça do Giraldo, o Templo Romano e a Catedral de Évora, podendo circular livremente a pé.

Receção do Évora Olive Hotel – Rua do Eborim

O Évora Olive Hotel é um hotel boutique temático inspirado na oliveira e Azeite e na cultura eborense. Exemplo disso é a história do seu logótipo inspirado no Chafariz da Praça do Giraldo.


Roteiro Évora e Montemor-o-novo por Ondjaki

“Respiro. Fecho o caderno. Sorrio: ocorre-me que percorrer este Portugal moderno é, sem dúvida, um belo jeito de sonhar.”

Ouça Ondjaki a ler um excerto sobre Évora e Montemor-o-Novo, do capítulo “A grande e ardente terra do Alentejo” da obra Viagem a Portugal, de José Saramago e descubra as notas do viajante que o conduzirão de Évora ao Cromeleque dos Almendres à Ermida da nossa senhora da visitação, ao castelo de Montemor-o-novo.

Para além destas dicas do que fazer em Évora, saiba que existem mais 10 (boas) razões para visitar Évora.

_

Se gostou destas sugestões do que fazer em Évora, continue atento ao nosso blog onde vamos continuar a dar-lhe a conhecer Évora, entre outras lindas cidades de Portugal.