O Cante Alentejano

O Cante Alentejano

31 de Maio, 2024 2024-06-02 21:27

A ORIGEM

Um mistério

Levanta-se a hipótese de ter origem árabe. Outros sugerem sefardita. Outras vozes,  apontam que o cante é pré-romano e que vem da Idade do Bronze. Ou bizantino, considerando que, antes da divisão entre as duas Romas, a de Bizâncio e a de Constantinopla, a Península Ibérica chegou a estar sob ocupação bizantina.  Ou, ainda, que tem origem nos cânticos religiosos.

O que é

O Cante

O Cante Alentejano é um género de canto tradicional em duas partes, executado por grupos corais amadores no sul de Portugal. O repertório é constituído por melodias e poesia oral (modas), e é executada sem instrumentos musicais.
Os grupos de Cante podem reunir até 30 cantadores que se dividem em três papéis: o “ponto” inicia a moda, seguido pelo “alto” que duplica a melodia uma terceira ou uma décima acima, muitas vezes adicionando ornamentos. Todo o grupo coral se junta em seguida, cantando os versos restantes em terceiras paralelas. O alto é a voz orientadora que se ouve acima do grupo em toda a música.

Comunidade

A expressão cultural e social do Cante

As letras exploram temas tradicionais como a vida rural, a natureza, o amor, a maternidade ou a religião, bem como abordam temas relacionados com o contexto cultural e social. O Cante constitui um aspeto fundamental da vida social das comunidades alentejanas.

A tradição viva

De geração em geração

A transmissão, entre os membros mais velhos e mais jovens, ocorre principalmente nos ensaios dos grupos corais. O Cante encarna um forte sentido de identidade e de pertença. Reforça o diálogo entre diferentes gerações, géneros e origens, contribuindo assim para a coesão social. É Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2014.

a comunidade

Espaço expositivo / Cooperativa

O Espaço Expositivo pretende ser uma mostra, sob várias formas, de coisas relacionadas com olival, azeitona e azeite. Assim, poderá observar para além de fotografias alusivas ao tema e, ainda, objectos utilitários e de decoração, como sejam: candeias e lamparinas de azeite, galheteiros, utensílios de laboratório, etc.

Designamo-lo de “Cooperativa” já que se espera que seja um espaço de memória do passado e presente, da comunidade, ligada à produção de azeite. 

a partilha

A Mercearia

Mercearia significa uma pequena loja tradicional que vende produtos de grande consumo, sobretudo alimentos, podendo complementar a oferta com outros produtos, nomeadamente bebidas ou objetos de uso doméstico.

Na nossa Mercearia Eborim, alguns dos produtos com maior destaque são naturalmente “Os Nossos Azeites”, todos eles Azeites Virgens Extra, Alentejanos, criteriosamente escolhidos. Propomos que os nossos hóspedes e convivas se lancem à descoberta das suas características, provem e, se for caso disso, comprem-nos para com eles se deliciarem em suas casas, fazendo deles o melhor uso.

Check Availabity

1 Room , 1 Adult , 0 Children
Quartos
Adults
Childrens