Vila Nova de Gaia é uma cidade vibrante. Muito conhecida pelas Caves de Vinho do Porto, pelo Vinho do Douro, pelo Rio Douro e emblemático Barco Rabelo.
Cada vez mais atrativa, com várias atividades culturais, lazer, gastronómicas e ligadas ao Vinho. Há muito a ver e fazer, demore-se por cá e aloje-se num hotel no Porto, Gaia.

Venha daí descobrir porque é que Gaia é o sítio a estar, a ver e visitar.

Barco Rabelo. Fotografia: Miguel Ascensão

O que visitar e o que ver

Os pontos de interesse selecionados têm destaque por ordem de proximidade a pé desde Gaia.

Caves do Vinho do Porto

Caves Cálem. Fotografia: Tour Calém

Descubra a essência e a história do Vinho do Porto e Douro e os melhores locais para apreciar.

Distância: desde 3 min a 14 min a pé, sendo que as mais próximas são as Caves Cálem.

Ponte Luiz I

Fotografia: Miguel Ascensão

A Ponte Luiz I é uma ponte metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1886, que liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. O projeto original foi desenvolvido por François Gustave Théophile Seyrig, antigo sócio de Gustave Eiffel ao serviço da empresa belga Société Willebroeck. Foi inaugurada a 31 de outubro de 1886. É um dos ex-libris da zona ribeirinha das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. Faz parte da zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.

Distância: 3 min a pé

Igreja de Santa Marinha

Fotografia: Wikimedia Commons

Igreja paroquial construída no séc. 16, sobre uma capela medieval, totalmente remodelada ao longo do séc. 18. A capela-mor é rococó, formando um conjunto unitário composto pelo retábulo-mor, de excelente qualidade de talhe, as molduras das pinturas laterais e o azulejo, certamente executado em Lisboa, a representar cenas do Antigo Testamento.

Distância: 8 min a pé, 4 min carro

WOW (World of Wine)

Fotografia: WOW

O WOW é o quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia, com muitos museus, bares e restaurantes. Além disso, a vista para o Porto é deslumbrante.

Distância: 10 min a pé, 3 min carro

Mosteiro da Serra do Pilar

Fotografia: Miguel Ascensão

Classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1996, é um verdadeiro ex-libris de Vila Nova de Gaia. Encerrado temporariamente para obras de requalificação.

Distância: 11 min a pé, carro 6 min

Convento de Corpus Christi

Fotografia: Gaia Cultura

O Mosteiro de “S. Domingos das Donas de Vila Nova de Gaia” ou Convento de Corpus Christi, de religiosas dominicanas, foi fundado em 1345 por iniciativa de D.ª Maria Mendes Petite, mãe de Estêvão Coelho, conselheiro de D. Afonso IV e um dos responsáveis pelo assassínio de D.ª Inês de Castro. Encontram-se aqui sepultadas D.ª Maria Mendes Petite, D.ª Leonor Alvim, mulher do santo condestável D. Nuno Álvares Pereira e o alferes porta-bandeira da Ala dos Namorados na Batalha de Aljubarrota (1385), Álvaro Anes de Cernache.

Distância: 12 min a pé, 6 min carro

Casa da Cultura – Casa Barbot

Fotografia: Wikimedia Commons

A Casa Barbot – Casa da Cultura dispõe atualmente de uma área destinada a exposições e à promoção de eventos como debates, colóquios, seminários, workshops, lançamento de livros e momentos musicais. Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982. Encerrada temporariamente devido a obras de restauro.

Distância: 14 min a pé, 3 min carro

Casa-Museu Teixeira Lopes

Fotografia: Gaia Cultura

A Casa-Museu Teixeira Lopes e as Galerias Diogo de Macedo (encerradas temporariamente), formam um núcleo patrimonial de inestimável valor e um polo de dinamização cultural na cidade de Gaia.
A Casa-Museu é um edifício oitocentista de aspecto regional, com um pátio povoado de obras de arte.
Foi construída em 1895, séc. XIX, projecto do arquitecto José Teixeira Lopes, para residência e oficina de escultura. Detentora de valiosas obras de arte e de uma colecção importante de esculturas de bronze, mármore e maquetas de gesso da autoria de Teixeira Lopes (1866-1942).

As Galerias Diogo de Macedo, em edifício anexo, são de construção mais recente, inauguradas em 1975, no decorrer da doação de grande parte da obra colecção deste artista, à Câmara Municipal de Gaia.

Distância: 15 min a pé, 5 min carro

Cais de Gaia

Fotografia: Miguel Ascensão

Aqui a vista é soberba, avista-se o rio, o barco Rabelo a navegar e o Porto do outro lado do Rio.
Uma vista a não perder e a contemplar.

Distância: 19 min a pé , 6 min de carro

Ponte Maria Pia

Fotografia: Wikimedia Commons

A Ponte Maria Pia aquando da sua inauguração era a ponte com o maior arco em ferro do mundo. A construção da Ponte ferroviária foi adjudicada a 22 de junho de 1875 pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro, empresa responsável pela construção da Linha do Norte e travessia do Douro, à empresa de Gustave Eiffel. Inaugurada a 4 de novembro de 1877, foi em 1982 classificada como Monumento Nacional. Por já não se adequar face às exigências da evolução do serviço ferroviário, foi encerrada à exploração no dia 24 de junho de 1991.

Distância: 19 min a pé, 7 min carro

Aqueduto dos Arcos do Sardão

Aqueduto Arcos Sardão
Fotografia: Visit Portugal

Este aqueduto foi mandado construir em 1720 por José Bento Leitão, avô materno do escritor português Almeida Garrett.

Destinava-se a conduzir a água de uma nascente em Vilar de Andorinho para o palacete da Quinta do Sardão. É uma estrutura robusta constituída por uma arcada com vinte e três arcos plenos, de grande dimensão, assentes em outros tantos pilares. Foi parcialmente destruído em finais de 1987.

Distância: 10 min carro

Centro Interpretativo do Património da Afurada

Fotografia: CIPA, Parque Biológico

O Centro Interpretativo do Património da Afurada procura refletir sobre o Ambiente e a atividade humana no território da Afurada, assegurando a valorização da memória coletiva desta comunidade.

Distância: 14 min de carro

Coreto Paroquial de Canelas

Fotografia: Joaqueim Pires Veiga Prendas, Artelogy

Arquitetura cultural e recreativa, revivalista, neo-árabe. Coreto de planta octogonal com cobertura em cúpula munida de lanternim.

Distância: 15 min de carro

A Casa Queirosiana de Gaia – Solar Condes de Resende

Fotografia: Visit Portugal

Remonta ao ano de 1042 a primeira referência documental conhecida sobre esta propriedade. Ao longo da sua história, passou por diversos proprietários, sofrendo várias alterações arquitetónicas que a readequaram à passagem dos séculos.

Também conhecida por Quinta da Costa, o seu nome atual deve-se à família da mulher do escritor Eça de Queirós, os Condes de Resende, que aqui passavam alguns períodos do verão.

Situado na freguesia de Canelas, fora do centro urbano de Gaia, este aprazível local alberga um importantíssimo Centro de Documentação e Arquivo, o espólio da Coleção Marciano Azuaga, o acervo do escritor gaiense J. Rentes de Carvalho e reservas de espólio arqueológico do Município.

Distância: 17 min carro

Mosteiro do Pedroso

Fotografia: Freguesia Pedroso-Seixezelo

Trata-se de um antigo mosteiro da Ordem de São Bento. De acordo com frei Luís de São Tomás, foi fundado em 867 por doação de D. Gondezinho. Fontes documentais, entretanto, referem que foi fundado na passagem do século X para o século XI, com base em uma escritura de doação com data de 24 de fevereiro de 1046, onde Trastina Pinioliz afirma que, juntamente com seu esposo, Ederónio Alvitiz, tinham edificado o Mosteiro de Pedroso.

O Mosteiro de Pedroso foi classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2014.

Distância: 17 min carro

Capela do Senhor da Pedra

Fotografia: Porto Region

Foi erguida sobre um rochedo junto ao mar. A data 17 de Junho de 1763 assinala a fundação da Capela do Senhor da Pedra.

Acredita-se que a origem do culto na Capela do Senhor da Pedra possa ter origem em um antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.

Distância: 19 min de carro

Mosteiro de Grijó

Fotografia: Património a Norte

O Mosteiro de São Salvador de Grijó, popularmente referido apenas como Mosteiro de Grijó, localiza-se em Grijó, na atual freguesia de Grijó e Sermonde, município de Vila Nova de Gaia.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1938. O Túmulo de D. Rodrigo Sanches que se encontra no seu interior está classificado como Monumento Nacional desde 1910.

Distância: 21 min de carro

Áreas Verdes a não perder

Jardim do Morro

Fotografia: Miguel Ascensão

Localizado no sopé da Serra do Pilar, junto ao tabuleiro superior da Ponte D. Luís, constitui um magnífico miradouro para a zona histórica do Porto. Tem um lago, um coreto e uma vasta variedade de espécies vegetais, entre as quais se encontram 22 tílias alinhadas ao longo do tramo final da Avenida da República.

O Jardim do Morro foi construído em 1927 em Gaia.

Distância: 8 min a pé, 7 min carro

Parque Biológico de Gaia

Moinho do Belmiro, no Parque Biológico de Gaia. Fotografia: Parque Biológico de Gaia

Com mais de 30 hectares, por aqui pode encontrar espigueiros e eiras, diferentes tipos de bosque, quintas com casas rurais, moinhos e muitos animais.

Distância: 16 min carro

Parque Botânico do Castelo

Percurso do Parque Botânico do Castelo. Fotografia: Parque Biológico de Gaia

Inaugurado em 13 de setembro de 2009, está na lista de melhores sítios a visitar no concelho de Vila Nova de Gaia. Localizado na zona de Crestuma, o Parque Botânico do Castelo é o resultado da aquisição de uma velha quinta abandonada.

Desde que foi adquirido pelo município gaiense, este lugar adquiriu uma feição botânica, com freixos, sobreiros e carvalhos, entre outras espécies. Além disso, o Parque Botânico do Castelo possui ainda uma importante vertente arqueológica, que indicam sinais de ocupação desde os tempos romanos até ao começo da era medieval.

Distância: 24 min carro

O que fazer

Teleférico de Gaia

Fotografia: Gaia Cable Car

O Teleférico de Gaia liga o Jardim do Morro (Avenida da República) ao Cais de Gaia (Mercado Municipal). Apesar de curta, num total de cinco minutos (600 metros), a trajetória vale a pena pela vista espetacular sobre o Porto, Gaia, o rio Douro, a Ponte Luiz I.

Cruzeiros no Douro

Fotografia: Roteiro do Douro

Se é um apreciador de vinho e de paisagens vinhateiras, fazer uma viagem de barco no Douro é seguramente uma experiência obrigatória.

Tem os vários cruzeiros do Douro disponíveis durante o ano.

Comboio Histórico do Douro

Fotografia: Roteiro do Douro

O Comboio Histórico do Douro é uma autêntica viagem no tempo, mas está apenas disponível entre julho e outubro. A locomotiva a vapor e as 5 carruagens históricas percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, uma paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial. Outra opção é o Comboio MiraDouro, com janelas panorâmicas das carruagens vintage que circula durante todo o ano entre Porto São Bento, Régua e Pocinho.

Praia da Madalena

Fotografia: Marco Duarte, Time Out

Com bons acessos, é uma praia muito concorrida que oferece boas condições para a prática de surf e de voleibol de praia, sendo mesmo palco de diversas provas nacionais e internacionais.

Se estes 24 locais e atividades não são suficientes e deseja explorar mais, não deixe de ler o top de 22 locais a visitar no Porto.

_
Se gostou destas sugestões do que fazer em Gaia e Porto, continue atento ao nosso blog onde vamos continuar a dar-lhe a conhecer Gaia e Porto, entre outras lindas cidades de Portugal.