Separado pelo rio Douro das caves do vinho a que dá o nome, o Porto é a segunda maior cidade portuguesa e preserva as suas raízes com orgulho.

No Porto, o passado funde-se com o presente. Os edifícios históricos contam a história da cidade. Ao mesmo tempo, o comércio emergente dá uma nova vitalidade à Invicta, transformando as históricas ruas calcetadas em centros comerciais a céu aberto.

À beira-rio a Ribeira mostra aquilo que de mais típico tem o Porto: as casas de várias cores, as ruelas, as gentes. O Douro convida a passeios, a esplanadas e a um cocktail ou a saborear o vinho do Porto à beira-rio.

Com uma gastronomia de renome e população hospitaleira, o Porto é o ponto de partida para uma viagem inesquecível! É sobre essa viagem e o que não pode perder que lhe vamos falar a seguir.

Os 22 locais que não pode perder

Não deixe de visitar o top 22 dos locais na linda cidade do Porto. Como o Porto AS 1829 Hotel fica mesmo no centro do Porto, a maioria destes locais são acessíveis a pé ou de transportes públicos, sem necessidade de carro.

1. IGREJA MISERICÓRDIA DO PORTO

Credits: O Guia da Cidade

Distância do hotel: 89 m

Capela-mor

A Igreja da Misericórdia do Porto situa-se na Rua das Flores. Foi construída inicialmente em 1559, de estilo renascentista com reminiscências góticas. Lamentavelmente desta igreja só se aproveitou a capela-mor, em virtude de um relâmpago que destruiu a fachada em Abril de 1621.

2. PALÁCIO DA BOLSA

Credits: Christina / Luiz Costa

Distância do hotel: 180 m

Edifício neoclássico impressionante

Mais de 250 000 visitantes por ano entram no Palácio da Bolsa e por uma pequena taxa poderão participar também numa visita guiada. Esta enorme sala de visitas está repleta de chãos ladrilhados ligados por finas madeiras trazidas das colónias. Frescos, quadros e esculturas impressionantes proliferam nas diferentes salas e salões.

3. SÉ CATEDRAL DO PORTO

Credits: Ana Jimenez

Distância do hotel: 400 m

Obra imperiosa do século XII


Começou por ser um edifício romano-gótico, mas foi sofrendo várias renovações e ampliações, desde apontamentos em estilo barroco a uma intervenção de Nicolau Nasoni. Depois de visitar a igreja e os claustros, parta à descoberta do casario e das ruelas que a rodeiam.

4. PRAÇA DA RIBEIRA

Credits: Rachel Borges

Distância do hotel: 450 m

Uma das mais antigas praças da cidade

Para quem quer conhecer o premiado Centro Histórico do Porto, a Praça da Ribeira é um local de visita obrigatória. Os prédios pitorescos e a fantástica proximidade e vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia, bem como para as pontes sobre o rio, não deixam dúvidas de que é um local de beleza ímpar.

5. ESTAÇÃO SÃO BENTO

Credits: Andi Graf

Distância do hotel: 500m

Magníficos painéis de azulejos

A Estação de São Bento, mesmo ao virar da esquina da Avenida dos Aliados, é a mais central das estações de comboios do Porto. Este edifício no estilo parisiense vale bem a pena visitar. Veja os enormes painéis de azulejos no interior pintados à mão e instalados por Jorge Colaço no início do século XX.

6. LIVRARIA LELLO

Credits: Livraria Lello

Distância do hotel: 600m

Uma das livrarias mais bonitas do mundo

O seu estilo neogótico enche os olhos de quem a admira com detalhes, curvas e ornamentos, sem esquecer as estantes carregadas de livros.

7. PONTE LUIS I

Credits: Olaf

Distãncia do Hotel: 750 m

Um das atrações mais emblemáticas da cidade do Porto


A Ponte Luis I faz a ligação entre o Porto e a cidade vizinha de Vila Nova de Gaia. Feita em metal, a ponte mede cerca de 395 metros de comprimento e 8 de largura e divide-se em dois tabuleiros que ligam ambas as partes alta e baixa da cidade. O responsável pela sua construção é Théophile Seyrig. Seyrig que tinha trabalhado com Gustave Eiffel, seguiu o estilo arquitectónico do seu mestre. A obra terminou em 1888.

8. TORRE DOS CLÉRIGOS

Credits: Vilve Roosiosks

Distância do hotel: 750m

O monumento mais visitado do Porto

O conjunto arquitetónico Clérigos, classificado Monumento Nacional desde 1910, é pela sua Igreja e pela sua Torre, um dos principais pontos de interesse, e local de visita obrigatória para todos os que visitam a cidade do Porto.

9. ALIADOS

Credits: Christian

Distância do hotel: 800m

A avenida central do Porto

A Avenida dos Aliados é uma larga avenida no centro do Porto. É encimada pela Câmara Municipal do Porto e ladeada por uma linha de fachadas Art Nouveau e Art Deco. A avenida tem este nome devido à histórica aliança entre Inglaterra e Portugal no final do século XIV.

10. MERCADO DO BOLHÃO

Credits: JPN

Distância do hotel: 1 km

A reabertura mais ansiada

O Mercado do Bolhão finalmente reabriu. É um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto. Um renascimento muito aguardado pelos portuenses, já que este mercado encontra-se em obras desde 2016. Foram recuperados os azulejos originais dentro do possível e nascerá agora um mercado renovado e fresco, mantendo o seu conceito original com 81 bancas, 38 lojas viradas para a rua e dez restaurantes.

11. MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS

Credits: Turismo Porto e Norte

Distância do hotel: 1 km

História e cultura

Mais de dois séculos de história, o Museu Soares dos Reis é o museu público mais antigo de Portugal. Próximo dele está o Palácio de Cristal com os seus belíssimos jardins e o Museu Romântico.

12. RIBEIRA DE GAIA

Credits: Nuno Lopes

Distância do hotel: 1,1km

Vista fantástica para o Porto

Um local agradável para passear junto ao Rio Douro e com uma vista fantástica para a outra margem, para o centro histórico do Porto… O Cais de Gaia é, hoje, uma atração turística, com vários restaurantes, bares e cafés onde pode passar momentos relaxantes e de qualidade!

13. JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL E MIRADOURO 360

Credits: Super Bock Arena / Visit Porto

Distância do hotel: 1,3km

Passeio por entre pavões, o verde e as flores sem esquecer o miradouro 360

Situados numa pequena falésia sobranceira ao Rio Douro, não longe do centro histórico do Porto, estes jardins oferecem um refúgio da vida urbana. Desde o lago, que contém uma pequena ilha com uma cascata, até a Concha Acústica e a Biblioteca Almeida Garrett, há muito para o entreter neste espaço verde. Ainda mais agora com a convidativa cúpula semiesférica com 150 degraus que nos elevam e nos permitem avistar o belíssimo Porto e rio Douro.

14. TELEFÉRICO DE GAIA

Credits: Porto e Norte

Distância do hotel: 1,5km

Ver o Porto e Gaia do alto


O teleférico de Gaia faz a ligação entre a cota alta e baixa da cidade de Gaia. Uma viagem de 6 minutos que dá acesso a duas perspetivas diferentes dependendo se opta pela margem norte ou pela sul. A margem norte permite-lhe vislumbrar a zona histórica do Porto. A margem sul as Caves do Vinho do Porto. Aconselhamos as duas. Assim terá as duas perspetivas e com certeza que não se irá arrepender.

15. CAVES DO VINHO DO PORTO

Credits: Christina

Distância do hotel: 1,5km

Um vinho único no mundo


Situadas na outra margem do Rio Douro, na cidade de Vila Nova de Gaia, devido ao clima mais propício para a conservação do Vinho do Porto, as Caves do Vinho do Douro sempre estiveram muito ligadas às famílias inglesas, fãs deste vinho, que o transportaram para várias partes do mundo.

16. WOW – WORLD OF WINE

Credits: Agenda cultural do Porto

Distância do hotel: 1,7km

Uma experiência imersiva


O World of Wine fica situado no centro histórico de Gaia. Uma verdadeira experiência onde pode encontrar museus (The Wine Experience, Planet Cork, Porto Region Across The Ages, The Chocolate Story, The Bridge Collection, Porto Fashion & Fabric Museum e Pink Palace Experience), restaurantes e cafés.

17. MOSTEIRO DA SERRA DO PILAR

Credits: Vilve Roosiosks

Distância do hotel: 1,7 km

O Ex-libris de Gaia

Inserido na área classificada em Dezembro de 1996 como Património Mundial da UNESCO, o Mosteiro da Serra do Pilar mantém a igreja e o claustro, de planta circular. Exemplar único em Portugal.

A Igreja, caracterizada pela sua forma circular, é uma réplica da Igreja de Santa Maria Redonda, em Roma, e é coberta por uma abóbada hemisférica. Foi construída em 1538 pelos mestres Diogo de Castilho e João de Ruão para os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Levou 72 anos a concluir. Dado que o reino de Portugal tinha sido tomado pela vizinha Espanha, este local adoptou o nome de uma santa espanhola, a Nossa Senhora do Pilar.

18. CASA DA MÚSICA

Credits: Axl Cris

Distância do hotel: 2,7km

Arquitetura e cultura

A Casa da Música foi encomendada para coincidir com a seleção do Porto como Capital Europeia da Cultura em 2001. Situada na Rotunda da Boavista, a Casa da Música é um local de concertos angular em forma de cubo que contém um café, centro educativo, sala de espetáculos, loja de música e restaurante.

19. GALERIA DA BIODIVERSIDADE

Credits: Agenda cultural do Porto

Distância do hotel: 3,1 km

Ciência e arte

A Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva é o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade. Está instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto.
Uma plataforma cultural que levará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte.

20. JARDIM BOTÂNICO DO PORTO

Credits: Visit Portugal

Distância do hotel: 3,2 km

Jóia da biodiversidade

Este jardim é a joía da biodiversidade do Porto. Possui árvores centenárias, espécies vegetais raras e exóticas, dois lagos, um com nenúfares, jardim de catos e plantas suculentas, roseiral, jardim dos Jotas e do peixe.

21. A CASA, O MUSEU E O PARQUE DE SERRALVES

Credits Fundação Serralves

Distância do hotel: 5,1 km

Uma viagem pelo tempo e pela natureza

Visitar a Casa de Serralves é fazer uma viagem no tempo. Exemplar único da arquitetura Art Déco remonta aos anos 30 do século XX.

O Museu de Serralves é um trabalho do arquiteto Álvaro Siza. Foi inaugurado este novo edifício em 1999. Um projeto que dialoga habilmente com a envolvente urbana e com a envolvente do próprio Parque de Serralves. O local para a implantação do edifício foi escolhido de forma a gerar o menor impacto possível.

O Parque de Serralves tem 18 hectares e é composto por uma grande diversidade de espaços desde jardins formais, matas e uma quinta tradicional.

22. A FOZ DO DOURO

Credits: Wikipédia

Distância do hotel: 5,8km

Quando o Douro encontra o Atlântico


O nome verdadeiro é Foz do Douro, mas os locais chamam-na simplesmente Foz. A costa tem um relevo misto com partes rochosas e praias de areia, e há um excelente passeio geológico com sinais informativos mesmo junto aos cafés e restaurantes da zona.

Se gostou destas sugestões do que fazer no Porto, continue atento ao nosso blog onde vamos continuar a dar-lhe a conhecer o nosso Porto, entre outras lindas cidades de Portugal.