Évora é uma cidade que vale a pena visitar. Património Mundial da UNESCO e futura capital europeia da Cultura em 2027, Évora tem tanto para ver e visitar. Ou apenas relaxar. Provar a deliciosa gastronomia alentejana, o vinho e o azeite. E nada fazer. Experimentar o Vagar alentejano. Vai ver que não há nada melhor!
O que fazer em Évora
Antes de viajar comece a construir o seu itinerário para não perder tempo e ao chegar saber exatamente o que não deseja perder. Encontre também espaços para pausas e descansar.
Após a escolha de um hotel em Évora, sugerimos alguns pontos naturais e culturais a percorrer nesta bonita cidade, a pé:
Palácio D. Manuel I
O Palácio de Dom Manuel, outrora conhecido por Paço Real de S. Francisco e Paço Real de Évora, foi mandado construir por D. Afonso V, que desejava ter na cidade um paço real fora do castelo para se instalar. Tem uma enorme relevância histórica, pois foi nele que Vasco da Gama foi investido no comando da esquadra da Descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Distância: 270m
Igreja de São Francisco e Capela dos Ossos
Edifício dos séculos XV e XVI, de estilo manuelino-mudéjar e renascentista, com uma imponente fachada. A não perder, a maior curiosidade do seu interior: a Capela dos Ossos, formada completamente por ossadas humanas.
Distância: 300m
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Neste belíssimo museu, criado em 1915, pode ficar a conhecer o seu rico espólio de arqueologia, arquitetura, escultura, epigrafia, ourivesaria e o destaque maior da artes decorativas e pintura.
Distância: 500m
Praça do Giraldo
Com uma localização privilegiada no centro da cidade, visite esta emblemática praça de Évora, onde o destaque é o chafariz de mármore branco, construído em 1571, a pedido do Infante D. Henrique.
Distância: 500m
Sé Catedral de Évora
Catedral romano-gótica do século XII com um tesouro valioso. É a maior catedral medieval de Portugal. Visite os magníficos claustros e suba até à cobertura, com vistas deslumbrantes do centro histórico.
Distância: 500m
Templo Romano
Um dos ex-líbris de Évora, também conhecido como Templo de Diana. Não deixe de conhecer este belíssimo exemplar de arquitetura religiosa romana do século I e as suas espetaculares colunas de estilo coríntio.
Distância: 650m
Universidade de Évora
A Universidade de Évora foi a segunda universidade a ser fundada em Portugal. Logo após a Universidade de Coimbra, em 1537, sentiu-se a necessidade de construir uma universidade que servisse o sul do país. A inauguração foi a 1 de novembro de 1559.
Distância: 700m
Paço de S. Miguel
O Paço de São Miguel é um palácio histórico situado no Pátio de São Miguel, residência senhorial de primeira importância desde a época árabe, estando classificado como Monumento Nacional desde 1922. A fundação do Paço de São Miguel remonta à época muçulmana, integrando a Alcáçova de Évora, que correspondia à cerca romana e medieval.
Distância: 750m
Aqueduto da Água de Prata
Uma obra marcante da cidade que se sobrepôs ao antigo aqueduto romano e se prolonga por cerca de 18km. Visite este ponto de interesse em Évora, muito fotogénico ao pôr do sol.
Distância: 1,2 km
Para além dos pontos de interesse culturais sugeridos acima, alguns espaços naturais:
Jardim Público de Évora
O Jardim Público de Évora, com mais de três hectares, reproduz o ideal romântico de jardim muito em voga na segunda metade do século XIX. Ideal para fazer um piquenique ou levar as crianças a brincar.
Distância: 500m
Jardim Diana
O jardim, situado em frente do templo romano, é um miradouro de eleição sobre a cidade. Do outro lado, pode-se observar o casario da Mouraria. Possui uma esplanada.
Distância: 650m
Todo este itinerário foi construído a partir do Évora Olive Hotel, dentro das muralhas, onde pode estacionar o carro e aproveitar a cidade a pé.
_
Se gostou deste artigo, continue a seguir o nosso blog onde vamos continuar a dar-lhe a conhecer Évora, entre outros locais do nosso belíssimo Portugal.