As Conversas sobre Turismo Literário, coordenadas pelo investigador Fabrizio Boscaglia (docente na Universidade Lusófona), pretendem ser um espaço de debate e partilha com oradores convidados, que são especialistas, estudiosos e profissionais do Turismo Literário em Portugal e a nível internacional.

As conversas decorrem no Lisboa Pessoa Hotel, o hotel inspirado em Fernando Pessoa, que surge na morada onde existia a tipografia que em 1915 imprimiu a revista Orpheu, coliderada pelo próprio Pessoa.

A Poesia e a Cidade
com Maria João Cantinho e Fabrizio Boscaglia

De Dante Alighieri a Sophia de Mello Breyner Andresen, passando por Fernando Pessoa e muitos outros poetas, a cidade tem sido objeto de eleição do olhar da poesia, ao longo dos séculos e particularmente na contemporaneidade. As cidades são também destinos de viagens literárias, com um lugar especial na teoria, na prática e nos horizontes do Turismo Literário. Na segunda sessão das Conversas sobre Turismo Literário, falam de A Poesia e a Cidade dois investigadores, docentes e poetas: Maria João Cantinho e Fabrizio Boscaglia.

Quem é Maria João Cantinho

Maria João Cantinho nasceu em Lisboa, em 1963. Estudou Filosofia na Universidade Nova de Lisboa, onde defendeu dissertação de doutoramento. Com diversas publicações científicas em revistas académicas, é atualmente professora do ensino secundário. Membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e do Collége d’Études Juives (Université Sorbonne IV), organizou vários congressos na área de Filosofia, bem como coeditou diversos livros sobre vários autores (Celan, Levinas, María Zambrano, Walter Benjamin). Colabora em diversas revistas de literatura. Publicou 5 livros de ficção (em Portugal e no Brasil) e quatro livros de poesia, bem como três livros de ensaio. Foi nomeada como finalista do Prémio Telecom, em 2006, com o livro “Caligrafia da Solidão” e foi nomeada como uma das ensaístas do ano com a sua obra O Anjo Melancólico pelo Professor Eduardo Prado Coelho, foi vencedora do Prémio Glória de Sant’anna em 2017, pela sua obra Do Ínfimo e foi galardoada com o Prémio PEN ensaio em 2020, pelo seu ensaio Walter Benjamin: Melancolia e Revolução. É Diretora da Revista Caliban. É membro da Direção do PEN Clube Português e membro da APCL.

Informações sobre o Evento

Data: 21 de fevereiro 2024
Horário: 18h30-20h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 30 participantes
Local: Sala Bernardo Soares, no piso 0

Orientador/dinamizador

Fabrizio Boscaglia é docente e investigador da Universidade Lusófona e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa. É especialista internacional em cultura portuguesa e Fernando Pessoa, tendo editado manuscritos inéditos de Pessoa. É autor de vários ensaios académicos sobre o grande poeta português. É, além disso, autor de um livro de poemas, consultor em Turismo Literário e foi curador de uma exposição de arte no Museu Calouste Gulbenkian.

_

Descubra Lisboa & Pessoa, a partir do Lisboa Pessoa Hotel