Bibliotecas cheias de encanto e história. Estantes repletas de livros. Espaços cheios de magia.
Destacamos 7 bibliotecas a visitar em Lisboa!

Biblioteca de São Lázaro

Créditos: Biblioteca São Lázaro

Fundada em 1883, ostenta o título de biblioteca mais antiga da cidade, mais de 20 mil documentos. O seu Salão Nobre é belíssimo com as suas estantes de madeiras nobres, a escada em caracol de bambu, e um candelabro central.

Morada: R. do Saco, 1 – Lisboa

Biblioteca Nacional de Portugal

Créditos: Trienal de Lisboa (Duarte Belo)

Situada em pleno Campo grande, num imponente edifício do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, possui o maior acervo bibliográfico de Portugal e é a maior biblioteca do país.

Morada: Campo Grande, 83 – Lisboa

Biblioteca Palácio Galveias

Créditos: blx-cm-lisboa

Este palácio nobre foi casa de campo dos Távora e residência dos condes de Galveias antes de passar a funcionar como biblioteca, no ano de 1931.

Morada: Campo Pequeno – Lisboa

Biblioteca da Academia das Ciências

Créditos: David Fitzgerald via Sportsfile

Esta biblioteca ocupa o imponente Salão Nobre da Academia das Ciências, localizada no antigo Convento de Jesus, no Bairro Alto.

Pinturas do teto e as estantes em talha dourada que revestem as paredes deslumbram os visitantes.
Conta com cerca de 3 mil manuscritos e uma valiosa coleção de obras dos séculos XIV, XV, XVI e XVII.

Morada: R. Academia das Ciências, 19 – Lisboa

Biblioteca Passos Manuel (Assembleia da República)

Créditos: Parlamento

A Biblioteca Passos Manuel possui mais de 180 mil volumes, a sua maioria relacionada com a atividade do parlamento, mas também tem livros sobre História, Direito, Economia, Estatística e textos de organizações internacionais.

Esta biblioteca tem origem na antiga Biblioteca das Cortes, criada em 1836 por decreto do ministro Passos Manuel, para o serviço do Corpo Legislativo.

Morada: Av. D. Carlos I, 128-132 – Lisboa

Biblioteca da Cruz Vermelha

Créditos: Biblioteca da Cruz Vermelha; NCultura

Esta bonita biblioteca, situa-se no Palácio da Rocha do Conde d`Óbidos, junto ao Museu Nacional de Arte Antiga. O seu acervo conta com cerca de 16 mil títulos, desde monografias a publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

Pinturas do teto, as estantes em madeira um imponente lustre de cristal, no centro da sala, produzido pela Fábrica da Marinha Grande marcam o espaço. As visitas necessitam de marcação prévia.

Morada: Jardim 9 de Abril, 1 a 5 – Lisboa

Biblioteca Fernando Pessoa

Créditos: Lisboa Pessoa Hotel (Alexander Bogorodskiy)

Localizada no Lisboa Pessoa Hotel, a biblioteca Fernando Pessoa possui centenas de livros em várias línguas, os quais podem ser lidos pelos hóspedes e são, além disso, tema de tertúlias, encontros literários, lançamento de livros, entre outros eventos.

Morada: Rua da Oliveira ao Carmo nº 8, piso 0 – Lisboa

_

Se gostou destas sugestões continue atento ao nosso blog, onde vamos continuar a dar dicas do que fazer e visitar em Lisboa, Porto e Évora.