No dia 26 de Novembro, assinala-se o Dia Mundial da Oliveira.
Tendo o Évora Olive Hotel como inspiração a Oliveira e Azeite, comemorar este dia com uma prova de azeite só poderia estar na nossa agenda.

Comemoração Nacional do Dia Mundial da Oliveira

O Olive4all desafiou o Évora Olive Hotel e o CEPAAL a integrar a 2ª edição da Árvore do Ouro Líquido –Comemoração Nacional do Dia Mundial da Oliveira e nós aceitámos.

Uma rede de eventos a nível nacional acontecerá no dia 26 de novembro de 2024, sob orientação central do projeto OLIVE4ALL, onde existirá sincronização de horários, ou seja, todos os eventos decorrerão à mesma hora. Havendo, também, uma estratégia de comunicação comum e homogeneização da imagem dos eventos.

Várias iniciativas terão lugar como provas de azeite, visitas a lagares, museus, olivais, palestras, apanha da azeitona, workshops, exposições. Poder-se-á, ainda, plantar ou apadrinhar uma oliveira. Estes são apenas alguns exemplos das várias atividades, que decorrerão neste dia, proporcionadas pelas várias entidades e parceiros aderentes.

O que é uma Prova de Azeite?

Numa prova de azeite aprende-se, através dos sentidos, a distinguir os principais atributos do azeite, através do olfacto e do paladar. A prova sensorial de azeites permite identificar o frutado, o amargo e o picante, que são elementos fundamentais para classificar e entender a qualidade do produto.

Como é feita a Prova de Azeite?

Uma prova é feita em copo de vidro azul-escuro, com uma tampa de vidro. O objetivo é que não se veja a cor do azeite para que esta não influencie a perceção do provador. A prova também pode ser feita a saborear um bom pão com azeite, descobrindo assim todos os seus atributos positivos (verde ou maduro? muito ou pouco picante? notas de maçã verde? notas de amendôa?) e outros menos positivos, que muitas vezes passam despercebidos.

Por que faz sentido participar numa Prova de Azeite?

Aprenderá mais sobre este poderoso ouro líquido, algo tão nosso e tão ligado à dieta mediterrânica como por exemplo:

  • O que determina um bom azeite ?
  • Quais as principais variedades ou cultivares portuguesas?
  • O que significa DOP?
  • Qual o processo de produção do azeite?
  • Como se diferenciam os azeites?
  • Como se classificam os azeites?
  • Como escolher azeite?
  • Como diferenciar um bom azeite de um mau?

E muito mais a aprender com a Filipa Velez, Diretora Executiva do CEPAAL.

Informações e Inscrição

Data: 26 de Novembro 2024
Horário: 15h00-16h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 12 participantes
Local: Évora Olive Hotel

Quem é Filipa Velez

Filipa Velez, 34 anos. Licenciada em Sociologia, pelo ISCTE-IUL, frequência universitária no Mestrado em SHT. Formadora de Análise Sensorial. Diretora Técnica do Concurso Nacional de Azeites de Portugal e do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura. Diretora Executiva do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo.