Uma homenagem à cidade literária


Chegam ao coração de Lisboa trinta e seis obras de artistas plásticos espanhóis, dedicadas a interpretar e homenagear Fernando Pessoa e o fascínio literário da capital portuguesa. A partir de 15 de setembro e até 15 de novembro, as pinturas ficarão instaladas no Lisboa Pessoa Hotel, livremente acessíveis no piso 0 assim como no Mensagem – Restaurante e Bar Panorâmico.

As peças mostradas exploram, tanto a íntima ligação entre Pessoa e Lisboa, como a intrínseca poesia da capital lusa, vista enquanto cidade literária. Espaços cosmopolitas como os cafés literários, os hotéis e as ruas da zona do Chiado são representados em algumas destas obras, numa pluralidade de olhares que sugerem diversas leituras sobre Pessoa, Lisboa e o conceito de viagem.

De Espanha ao Lisboa Pessoa Hotel

Algumas das pinturas foram realizadas especialmente para a presente exposição, enquanto outras foram produzidas em ocasião da exposição «Lisboa, Tánger, Trieste e otras ciudades literarias», organizada em Madrid em 2018 pelo Centro Sefarad-Israel, com curadoria de Fernando Castillo. Referiu este que os artistas convocados têm uma «vocação figurativa comum, embora de estilo e inspiração diferentes, que também têm uma inclinação literária marcada que se reflete nos seus trabalhos». Trabalhos em que igualmente se nota «um interesse em cinema, fotografia, arquitetura», ao qual a maior parte destes autores não são alheios.

Foi também graças ao empenho do referido Centro e do Turismo de Portugal que estas peças chegaram ao Lisboa Pessoa Hotel, o qual vem desta forma a constituir-se como um ponto de encontro e diálogo entre artes, sensibilidades e culturas, ampliando e desafiando os comuns conceitos de turismo e de hotel, focando a sua proposta na especial ligação biográfica, literária e simbólica, entre Lisboa e o seu mais famoso poeta, Fernando Pessoa, ao qual o próprio Hotel é dedicado.

Todos os sonhos do mundo

O caráter plural desta exposição relembra indiretamente a pluralidade estética da obra do próprio Fernando Pessoa, personificada na explosão criativa dos heterónimos mais conhecidos, portanto, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.  A eles são dedicados os pisos temáticos do Lisboa Pessoa Hotel, sem esquecer o semi-heterónimo Bernardo Soares, ao qual é dedicada uma das salas que hospedam a exposição.

A inauguração da exposição decorreu no dia 15 de setembro de 2018, em ocasião do segundo aniversário do Lisboa Pessoa Hotel. O evento foi dedicado ao famoso verso do poema «Tabacaria» de Álvaro de Campos, onde lemos: «tenho em mim todos os sonhos do mundo». As obras da exposição «Lisboa e Pessoa por dez artistas espanhóis» foram nesta ocasião lidas e comentadas numa tertúlia literária, à luz das ideias de sonho e de cosmopolitismo, que protagonizam a obra e o pensamento de Pessoa.

Os artistas que produziram as obras da exposição «Lisboa e Pessoa por dez artistas espanhóis» são Alberto Gálvez, Alvar Haro, Antonio Mateos, Antonio Rojas, Concha Gomez-Acebo, Damián Flores, Illan Argüello, Joaquín Millán, Javier F. Lizán e Mariana Laín. Dada a naturalidade dos artistas, oportuno será relembrar que o próprio Pessoa dedicou páginas, exatamente há um século, entre 1916 e 1918, a refletir sobre a necessidade e o grande valor da aproximação entre culturas e artistas de Portugal e Espanha.