As Conversas sobre Turismo Literário, coordenadas pelo investigador Fabrizio Boscaglia (professor na Universidade Lusófona), pretendem ser um espaço de debate e partilha com oradores convidados, entre os quais escritores, académicos, poetas, especialistas e profissionais do Turismo Literário em Portugal e a nível internacional.
As conversas decorrem no Lisboa Pessoa Hotel, o hotel inspirado em Fernando Pessoa, que surge na morada onde existia a tipografia que em 1915 imprimiu a revista Orpheu, coliderada pelo próprio Pessoa.
Portugal: Literatura e (é) Paisagem
com Daniel Alves, Natália Constâncio e Fabrizio Boscaglia

Em Portugal, a literatura também está (in)scrita na paisagem, e cada paisagem é literária. Tanto nos horizontes desenhados pela natureza e cantados pelos poetas, como nas cidades em que escritores e escritoras têm contemplado um novo tipo de paisagem, urbana, em contínua transformação ao longo dos séculos. Além disso, a paisagem exterior mistura-se e dialoga com a paisagem interior, na tradição literária lusitana. Nesta sessão das Conversas sobre Turismo Literário, a decorrer no Lisboa Pessoa Hotel, os académicos Daniel Alves e Natália Constâncio (Universidade Nova de Lisboa) debatem com Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona) sobre estes temas, a partir do projeto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, por eles coordenado.
Quem é Daniel Alves

Daniel Alves é Professor Associado com Agregação no Departamento de História e investigador no Instituto de História Contemporânea (IHC), ambos da NOVA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em História do Século XIX e um Doutoramento em História Económica e Social Contemporânea. É editor da revista IJHAC: A Journal of Digital Humanities, publicada pela Edinburgh University Press. Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, sendo consultor da Infraestrutura Digital de Investigação ROSSIO. É co-coordenador do Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. É co-coordenador do projecto Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental, junto com Natália Constâncio.
Quem é Natália Constâncio

Natália Constâncio é Doutorada em Estudos Portugueses, tem um Mestrado em Literatura Portuguesa e uma Licenciatura em Humanidades. É Investigadora Integrada do IELT (NOVA-FCSH) e Investigadora Colaboradora do CIAC, UAlg. (Universidade do Algarve). Coordena, com Daniel Alves (IHC-NOVA-FCSH), o Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental. É autora, co-autora e co-editora de estudos académicos sobre Literatura, Literatura e Ambiente, e Literatura e Turismo. É autora do Romance de Dom Dinis. El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis (2025[2022]) e do romance O Homem que Vivia Dentro dos Sonhos (2016). Com o pseudónimo Dulcineia, assina outras narrativas literárias e poesia.
Informações sobre o Evento
Data: 28 de outubro de 2025
Horário: 18h30-20h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 30 participantes
Local: Sala Bernardo Soares, no piso 0
Orientador/dinamizador

Fabrizio Boscaglia é subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor e membro do centro de investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa, autor e coordenador de dezenas de publicações científicas a nível internacional, entre as quais a antologia de Fernando Pessoa, O Sábio Árabe: escritos sobre a civilização arábico-islâmica (Shantarin, 2025). Curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian (2022-23), consultor no King’s College London, autor do livro de poemas Il Ritorno dell’Anima (2021), docente e consultor em Turismo Literário no Turismo de Portugal e no Lisboa Pessoa Hotel.