Na era da Inteligência Artificial, a obra de Fernando Pessoa revela novas camadas de leitura. Seria o poeta dos heterónimos um visionário dos nossos tempos digitais? Entre desassossegos modernos e ecos do passado, o Lisboa Pessoa Hotel acolhe este evento que convida a revisitar Pessoa à luz da tecnologia, num diálogo entre literatura, filosofia e futuro.
Conversa-debate sobre Fernando Pessoa e a «Inteligência Artificial»

De que forma a obra de Fernando Pessoa pode ser lida e interpretada na era digital? Pessoa foi, de alguma maneira, um precursor deste tempos de «avatares», através dos seus heterónimos? Como é que ele encarava a tecnologia, no seu tempo? E o seu heterónimo Álvaro de Campos, escreveria hoje uma «Ode» à internet e à chamada Inteligência Artificial? Entre sábia ironia e rigor científico, conversam sobre estas e outras questões dois especialistas pessoanos: Diego Giménez (Universidade de Coimbra), responsável pela edição digital do Livro do Desassossego, e Fabrizio Boscaglia (Universidade Lusófona), investigador da vertente filosófico-religiosa da obra pessoana.
Informações sobre o Evento
Data: 24 de julho 2025
Horário: 18h30-20h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 20 participantes
Local: Sala Bernardo Soares, no piso 0
Os oradores
Diego Giménez

Diego Giménez doutorou-se em Literatura e Pensamento na Universidade de Barcelona, com uma tese sobre o Livro do Desassossego, após a licenciatura em Filosofia e o mestrado em Estudos Literários na mesma universidade. Trabalhou na redação do jornal La Vanguardia. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e investigador no projeto «Nenhum Problema Tem Solução: Um Arquivo Digital do Livro do Desassossego», da Universidade de Coimbra. Foi também investigador de pós-doutoramento na Universidade Estadual de Londrina, onde lecionou as disciplinas Teoria do Poema e Teoria da Narrativa. Desde 2018, é membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.
Fabrizio Boscaglia

Fabrizio Boscaglia é subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor e membro do centro de investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa, autor e coordenador de dezenas de publicações científicas a nível internacional, entre as quais Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (Edições Universitárias Lusófonas, 2022; com Paulo Borges e Pedro Vistas). Curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian (2022-23), consultor no King’s College London, docente e consultor em Turismo Literário.
_
Descubra Lisboa & Pessoa, a partir do Lisboa Pessoa Hotel