As Conversas sobre Turismo Literário, coordenadas pelo investigador Fabrizio Boscaglia (professor na Universidade Lusófona), pretendem ser um espaço de debate e partilha com oradores convidados, entre os quais escritores, poetas, especialistas e profissionais do Turismo Literário em Portugal e a nível internacional.

As conversas decorrem no Lisboa Pessoa Hotel, o hotel inspirado em Fernando Pessoa, que surge na morada onde existia a tipografia que em 1915 imprimiu a revista Orpheu, coliderada pelo próprio Pessoa.

Alentejo: Poesia e Paisagem com Adalberto Alves e Fabrizio Boscaglia

O Alentejo é terra de poesia e de viagem, de cultura e paisagem. Num momento em que estão a surgir vários projetos de Turismo Literário na região alentejana, o poeta e ensaísta Adalberto Alves, um dos protagonistas da cultura portuguesa contemporânea, conversa com o investigador Fabrizio Boscaglia acerca de como o Alentejo é terra de inspiração poética, tanto na própria poesia do próprio Adalberto Alves, como na obra de outros grandes escritores ligados às terras alentejanas, entre os quais Mário Beirão, Florbela Espanca e o poeta árabe medieval al-Muʿtamid, que nasceu em Beja no século XI. A ele, Adalberto Alves dedicou um roteiro literário no contexto do Turismo Literário, promovido pela Câmara Municipal de Beja. Ao tocar nestes pontos, a conversa tem igualmente como objetivo refletir sobre as potencialidades do Alentejo no Turismo Literário.

Quem é Adalberto Alves

Adalberto Alves (Lisboa, 1939) é poeta, ensaísta, tradutor, estudioso da cultura portuguesa e arábico-islâmica. Autor de dezenas de livros de poesia e ensaio, ganhou o Prémio UNESCO-Sharjah para a Cultura Árabe em 2008. Foi-lhe dedicada uma exposição celebrativa na Biblioteca Nacional de Portugal em 2020. A obra dele é traduzida para várias línguas. Entre os seus livros destacam-se O Meu Coração é Árabe (1987), Dicionário de Arabismos da Língua Portuguesa (2013) e Fernando Pessoa: o Mítico Oriente do Si Mesmo (2024). Em 2024, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade pelo Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa, pela sua atividade de advogado de presos políticos durante o regime salazarista. É autor do Roteiro Literário al-Muʿtamid, publicado pela Câmara Municipal de Beja (2023).

Informações sobre o Evento

Data: 17 de abril de 2024
Horário: 18h30-20h00
Inscrição: Deverá ser efetuada através do nosso formulário de inscrição
Capacidade: 30 participantes
Local: Sala Bernardo Soares, no piso 0

Orientador/dinamizador

Fabrizio Boscaglia é subdiretor do Mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor e membro do centro de investigação LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa com uma tese sobre Fernando Pessoa, autor e coordenador de dezenas de publicações científicas a nível internacional, entre as quais Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (Edições Universitárias Lusófonas, 2022; com Paulo Borges e Pedro Vistas). Curador convidado no Museu Calouste Gulbenkian (2022-23), consultor no King’s College London, autor do livro de poemas Il Ritorno dell’Anima (2021), docente e consultor em Turismo Literário no Turismo de Portugal e no Lisboa Pessoa Hotel.