O Évora Olive Hotel inspira-se na Oliveira e no Azeite, nas raízes e cultura alentejana, na tradição e na comunidade.

Do olivoturismo, fazem parte todas as entidades e/ou atividades turísticas que promovem o azeite, a azeitona, a oliveira. Estas têm o papel de formar na escolha de um bom azeite, como de promover este ouro líquido como parte da nossa identidade e da dieta mediterrânica.

Existe melhor forma de formar e aprender que provando?

Porquê uma conferência ligada ao Olivoturismo?

No dia 13 de outubro, o Évora Olive Hotel vai realizar no seu espaço uma conferência de nome Olivoturismo: o regresso às origens:

  • por um compromisso que sentimos para com a terra, a nossa cultura, as nossas tradições, a nossa gastronomia, o nosso azeite, as nossas gentes;
  • por querermos contribuir para aumentar a literacia sobre o azeite e elevar algo tão nosso e fundamental para a dieta mediterrânica;
  • por uma necessidade de mais equilíbrio, que liga tão bem com o vagar, algo tão alentejano;
  • por um turismo mais ligado ao seu redor, mais protetor do que é nosso.

Nesta conferência, convidamo-lo a saber mais sobre o Azeite, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, como entidade oficial, e do CEPAAL, como entidade parceira, e de todos aqueles que contribuem para elevar o padrão do azeite nacional, que ajudam a que haja uma maior literacia que nos permita distinguir um bom azeite e daqueles que já são casos de sucesso com projetos e atividades turísticas ligados à oliveira, azeitona e azeite.

No nosso evento, não poderia faltar um destaque ao nosso artesanato. Não conseguindo reunir todos os artesãos que gostaríamos, vamos destacar alguns desta arte secular, que se quer eterna. Uma outra forma de arte, a música assinalará o final da tarde no Pátio das Oliveiras.

Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial do Turismo, afirmamos de viva voz que o Turismo não é, para nós, apenas a indústria da paz, é também a indústria da preservação, porque consideramos que todos os seus atores têm o dever de mostrar aos visitantes externos e internos o que de melhor se faz em Portugal, assumindo um papel protetor das nossas artes, da nossa cultura, onde se inclui a gastronomia, o vinho e, claro, o azeite. O nosso turismo depende da manutenção e preservação do que nos faz ser portugueses.

Programa da Conferência Olivoturismo: o regresso às origens

Como se inscrever na Conferência?

O Evento é livre e gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Inscreva-se aqui!
Capacidade limitada da sala. 50 lugares disponíveis.

Exposição Azeite e Artesanato no Pátio das Oliveiras

A exposição Azeite e Artesanato é livre a todos que a queiram visitar, não sendo necessária inscrição prévia. O acesso será apenas condicionado à lotação do espaço.

Venha visitar a nossa exposição e fale com os nossos artesãos e produtores de azeite.

Observe, cheire, prove, saboreie, ouça música.
Sinta o Alentejo com todos os seus sentidos.

«(…) o azeite é um poema. No que toca à sua história e contexto, o azeite é um imenso romance.»

José Luis Peixoto IN AZ-ZAIT 15